Newsletter
e-mail:
Publicidade
Calendário
Aguarde...
 
Farmácias de Serviço
PSI-20
Livro de Visitas
2014-08-12 01:04:07
Partilho a indignação da Srª Dona.Arminda Sousa mas permitam-me lembrar o Marco e mesmo assim muito se fala mas pouco se faz muito mudou mas... continua tudo na mesma e o culto do deixa para la! Animais errantes que atacam crianças em plena rua falta (...)
autor: hefl
Notícia
09-07-2013 - 09:41

Baião: 26, 27 e 28 de julho são dias de Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno


Comentários
Não existem comentários.

A Câmara Municipal de Baião vai promover, nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho, a VIII Edição do  Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno.

O evento marca o ponto alto do verão por terras de Baião, em termos gastronómicos, e reúne todos os condimentos. O protagonista da festa é sem dúvida o Anho Assado com Arroz de Forno, um manjar próprio da região e que proporciona uma refeição suculenta, ideal para acompanhar com os vinhos verdes da sub-região de Baião.

O certame tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito e que reúne excelentes condições de conforto. A animação será assegurada por bandas musicais, grupos de concertinas e ranchos folclóricos.

No recinto haverá também espaço para a promoção de vários produtos regionais de excelência, como o biscoito da Teixeira, a broa de milho, os vinhos verdes produzidos no concelho ou os citrinos da Pala. Também não poderiam faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores.

“Baião é uma terra que sabe receber os seus visitantes de uma forma muito franca e amigável. Somos especialmente procurados pela qualidade das nossas carnes, dos vinhos verdes da casta Avesso e dos nossos produtos locais, que são confecionados com base num saber assente na tradição”, observa José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião.

É à autarquia baionense que compete a organização do evento, que contará com a presença de cinco restaurantes de vários pontos do concelho. A estes cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado, utilizando para isso os apropriados fornos a lenha. É nestes fornos que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.

A este sabor da tradição imemorial têm-se somado, nos últimos anos, várias outras novidades, resultantes da criatividade das gentes de Baião. Com o estímulo dos eventos gastronómicos promovidos pela autarquia baionense (ao festival do Anho Assado junta-se, em finais de março, a Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa), começaram a ser produzidos, nos últimos anos, no concelho, compotas, licores, mel, queijos e até chocolates.

“Estes produtos resultam de ideias inovadoras de jovens baionenses e trazem maior variedade à oferta do concelho de Baião.

 

Partilhar:
Área do Subscritor
e-mail:
password:
Publicidade
Papel Digital
Necessita de se autenticar ou efectuar um registo para visualizar este conteúdo.
Jornal A VERDADE - 781
 
Outros papéis:
Pesquisa
Previsão do Tempo
Notícias para Telemóvel
transferir widgetClique aqui para transferir a aplicação em Java ME.